Publicado em Deixe um comentário

Como Armazenar Queijos Finos

Queijo tipo Grana Padano Granparma

Armazenar os queijos adequadamente irá a preservar as características do produto por mais tempo garantindo a qualidade do mesmo e a satisfação do cliente. Os queijos são alimentos produzidos a partir da fermentação láctea e portanto possuem culturas microbianas vivas. Por esse motivo devem ser armazenados de maneira adequada a fim de preservar a sua qualidade e sabor.

Queijo tipo Grana Padano Granparma
Armazenamento de queijo tipo Grana Padano Granparma no período de maturação. Fazenda Malhada (Grupo Granparma) – Cachoeira de Minas

Uma das melhores maneiras de ter sempre queijos novos e de qualidade é comprar exatamente a quantidade necessária para a semana, evitando fazer grandes estoques.

Para garantir a manutenção da qualidade dos queijos, recomendamos armazená-los em local seco e bem ventilado, em temperatura média de 10 graus e separados de outros produtos para evitar que fiquem com o cheiro de outro alimento. Alguns queijos podem necessitar temperaturas mais baixas, verifique sempre na embalagem o que indica o fabricante.

Observe também a data de validade informada pelo fabricante antes de servir o queijo. Quando o queijo for aberto ou retirado do envoltório original manter a informação sobre o prazo de validade junto ao queijo. Você pode usar etiquetas onde colocará a informação sobre o dia em que o queijo foi aberto e a data de validade.

Os queijos macios como o brie devem apresentar consistência cremosa e estando dentro do prazo de validade, nunca devem apresentar odor de amônia, o que é característica de queijo impróprio para consumo. Após o primeiro consumo, é recomendado envolve-los no papel original, que protege a crosta branca da superfície. É natural que o mofo branco do brie se espalhe para a massa do queijo.

Os queijos duros não devem ser armazenados em local de baixa humidade para evitar o seu ressecamento. O grana padano e o gruyere, precisam ser armazenados em contato com ar e por isso são entregues em caixas de papelão, onde devem ser mantidos até o momento do corte.

Queijos e mofo azul como o gorgonzola, após abertos, devem ser envoltos em papel manteiga ou alumínio e retorná-los a geladeira. Essa é uma das maneiras de manter cremoso esse tipo de queijo.

Da mesma maneira que uma garrafa de vinho perde qualidade e eventualmente se oxida uma vez aberta, os queijos podem perder qualidade uma vez abertos e armazenados por mais de 1 semana.

Uma vez abertos recomendamos embalar os queijos duros em papel manteiga. Dessa maneira a parte interior do queijo não ficará exposta ao ar e não se tornará dura nem perderá o sabor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *