Publicado em Deixe um comentário

Como aproveitar os restos de presunto, queijo tipo grana ou salame?

Restos de Queijo tipo Grana Padano

Os italianos não desperdiçam nada, especialmente quando se trata de comida. Muitas pessoas acham que a casca do  queijo tipo grana padano ou do parmesão é apenas um revestimento que tem a finalidade de proteger o queijo, mas ela pode ser usada em diversas preparações como por exemplo, adicionada ao molho de tomate.

Restos de Queijo tipo Grana Padano
Cascas de Queijo tipo Grana Padano

Um molho de tomate, cozidos por muitas horas é uma receita deliciosa e o parmesão tipo parma (grana padano), quando adicionado, confere ao molho um sabor totalmente diferente do que seria se fosse adicionado apenas sal.

O calor  do cozimento permite a extração dos aromas e sabores do queijo, dando ao molho uma característica especial e o torna extremamente saboroso.

Molho com tomate e restos de Queijo tipo Grana Padano
Molho com tomate e cascas de Queijo tipo Grana Padano

O que fazer com restos de Presunto tipo Parma?

Assim como as casca do parmesão, os ossos de presunto tipo parma também podem ser utilizados na culinária.

Na Italia, a carne dos porcos é totalmente utilizada, dela se faz o presunto parma, a coppa, a pancetta, o lombo, o salame.

Com os ossos não é diferente. Sob alta temperatura de cocção, eles liberam sabor e aroma que podem compor um molho ou um caldo.

O que fazer com restos de  Salame tipo Italiano?

Pedaços de salame tipo italiano também podem ser aproveitados em receitas de massas e pizzas e até mesmo em uma deliciosa salada picante italiana que pode ser servida como entrada.

Em um mundo onde cada vez se preocupa mais com o desperdício de alimentos, saber aproveitar por inteiro os ingredientes e preparar deliciosas receitas é uma arte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *