Publicado em Deixe um comentário

Queijos Finos de Leite de Cabra e Ovelha

Cabras (Capril Santa Fé)

Os leites de ovelha e de cabra são utilizados para a fabricação de diferentes queijos finos. Esses queijos têm muita popularidade e tradição em países europeus como a França, Espanha, Itália e Grécia. Produtos como o feta e o boursin ou a ricota são queijos essenciais na gastronomia desses países. No Brasil o consumo de queijos de cabra e ovelha vem crescendo nos últimos anos.

Queijos Finos de Leite de Cabra e Ovelha 1
Rebanho de Ovelhas na Fazenda Cabanha Vida – Serra da Mantiqueira

Na Serra do Tucano comercializamos vários queijos especiais feitos no Brasil de excelente qualidade feitos com leite de cabra.

Queijo Minas Frescal de Cabra: queijo de origem brasileira, mais claro e macio, de massa fresca e úmida, o que o faz muito perecível.

Queijo Boursin: queijo de origem francesa, fresco e pastoso, graças ao acréscimo de creme de leite de cabra ou ovelha. Pode ser conservado em azeite e vai bem se misturado a ervas, especiarias, frutas e geléias.

Queijo Feta: queijo de origem grega, o nome dado ao queijo coalhado em salmoura na Grécia no século XVII. Tradicionalmente feito de leite de cabra ou de ovelha é apreciado em saladas como a Grega, que leva tomate, pepino, azeitona e cebola.

Queijo Pecorino: o queijo pecorino é um queijo italiano feito de leite de ovelha (pecora significa ovelha em italiano). É um queijo duro, compacto e salgado, com sabor forte, muito usado na culinária.

Ricota de Ovelha: a ricota – sobretudo aquela de leite de ovelha – é onipresente na cozinha italiana e é um dos principais ingredientes da culinária desse país, sendo utilizado em receitas como a cassata, o pesto siciliano e muito outros.

Queijo Gouda de Ovelha: este queijo tem similitudes ao queijo espanhol manchego mas com uma textura mais suave e um sabor mais acentuado. É um queijo bem saboroso para combinar com um bom vinho tinto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *