Publicado em Deixe um comentário

Os 8 Melhores Queijos no Brasil

Queijo tipo Gorgonzola Federicci
Os 8 Melhores Queijos no Brasil 1
Tagliatelle flambado no queijo tipo grana padano Granparma.

Veja a nossa seleção de queijos. Conheça os tipos dos queijos mais apreciados que podem ser encontrados na Serra do Tucano, em Belo Horizonte.


Grana Padano

Um dos produtos gastronômicos italianos mais apreciados e conhecidos na Itália e no exterior, o Grana Padano é feito de leite de vaca não pasteurizado e semidesnatado. No final do seu processo de fabricação o Grana Padano desenvolve uma casca firme, grossa e cor de palha que protege o interior perfumado, seco e descamativo. O nome “Grana” vem da palavra grão e refere-se à textura granulada desse queijo.

Possui um sabor harmônico, amanteigado, algo picante e com um leve sabor a noz. Pode ser consumido em fatias finas para que derreta na língua ou em qualquer receita que exija um queijo duro. Combinam bem com um vinho branco aromático encorpado ou um tinto italiano.

Queijo tipo Grana Padano Granparma
Queijo tipo Grana Padano Granparma, o rei dos queijos.

Mascarpone

O mascarpone é um queijo da região italiana da Lombardia, caracterizado por um alto teor de gordura. Sua textura pode ser suave, cremosa ou amanteigada, dependendo do processo de produção. É um ingrediente essencial na preparação de sobremesas como cheesecake e tiramisú, embora também possa ser utilizado em pratos salgados.

O Mascarpone Vitalatte é produzido com toda a cremosidade e sabor do "vero" Masc...
O Mascarpone Vitalatte é produzido com toda a cremosidade e sabor do “vero” Mascarpone italiano.

Gorgonzola

Produzido pela primeira vez em 879 dC em Gorgonzola, uma cidade nos arredores de Milão, esse tipo de queijo é produzido com leite de vaca e distingue-se pela marmorização verde ou azul do mofo penicilina.

Esse queijo apresenta duas variedades, o gorgonzola doce, amadurecido por cerca de dois meses bastante macio, cremoso e com sabor suave e o Gorgonzola Piccante, uma versão mais firme e quebradiça , envelhecido por pelo menos três meses para desenvolver seu sabor forte e picante.
O gorgonzola é um queijo versátil podendo ser apreciado de várias maneiras: derretido em risotos ou molhos de massa, desintegrado em saladas ou simplesmente servido como aperitivo acompanhado de frutas frescas e nozes.

Queijo tipo Gorgonzola Federicci
Queijo tipo Gorgonzola Federicci. Irresistivel!

Gouda

Queijo holandês semi-duro produzido exclusivamente a partir de leite de vaca, é saboroso e aromático (sabores leves, frutados, doces, caramelo), dependendo do estágio de maturaçao. Fica ótimo em sanduíches e saladas e combina muito bem com cervejas claras e fortes.

Queijo Gouda Paiolzinho
Em 2017 e 2019 no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, realizado pela EPAMIG, a empresa Paiolzinho ganhou 1º lugar na categoria Queijo Gouda.

Brie

Queijo francês macio, feito com leite de vaca, tem uma casca delicada coberta de mofo branco. É importante deixar o Brie atingir a temperatura ambiente antes do consumo para apreciar totalmente sua gama de sabores – mofados, com cogumelos, nozes e frutas. Combine com champanhe ou vinhos tintos encorpados.

Queijo tipo Brie Federicci
Queijo tipo Brie Federicci (no forno com alecrim)

Ricota

A ricota é um queijo fresco e macio, feito de leite de ovelha, vaca, cabra ou búfala. Tecnicamente, não é um queijo, mas uma coalhada cremosa feita pelo reaquecimento do soro de leite, um subproduto da fabricação de queijos – daí o nome ricota, que significa cozido novamente.

A coalhada de ricota é branca e cremosa e de sabor ligeiramente doce. A forma e o peso podem variar, dependendo do leite usado no processo, mas geralmente tem uma forma cônica obtida pelo uso de fuscella – um recipiente tradicional no qual o queijo é colocado após a desnatação para drenar.
Pode ser consumido sozinho, acompanhado de outros queijos e frios ou como um ingrediente em muitas receitas.

Ricota Fresca de Ovelha Cabanha Vida
Ricota Fresca de Ovelha Cabanha Vida

Feta

O queijo feta é o queijo grego mais famoso, carinhosamente chamado de “a princesa dos queijos”. É produzido nas regiões da Macedônia, Tessália, Trácia, Epiro, Peloponeso e Grécia Central. O queijo é feito a partir de leite de ovelha ou de uma mistura de leite de ovelha e de cabra (este último não deve exceder 30%).

É tradicionalmente produzido com leite não pasteurizado, embora hoje em dia também seja permitido o uso de leite pasteurizado. O feta é feito em grandes moldes quadrados ou em forma de triângulo e preservado em barris de madeira ou recipientes de estanho cheios de salmoura, a fim de manter o queijo fresco e preservar sua acidez.

A palavra feta significa fatia em grego, e o queijo leva esse nome devido à forma que assume quando a coalhada é cortada. Este queijo branco e sem casca contém 7% de sal, tornando-o um dos queijos mais salgados. O sabor do queijo feta pode ser descrito como muito intenso e fresco. Embora seja mais comumente consumido sem acompanhamento, o feta também é usado em uma variedade de saladas, como a famosa salada grega horiatiki.

Queijo tipo Feta de Ovelha Cabanha Vida
O feta é, sem dúvida, um dos queijos gregos mais famosos. Na foto: queijo tipo Feta de Ovelha Cabanha Vida.

Mozzarella

Um verdadeiro clássico italiano, a mussarela é originária da região da Campânia. A antiga tradição de fazer queijo mussarela remonta ao século IV aC, no entanto, a primeira referência oficial ao seu nome foi encontrada em um livro de culinária de 1570 por Bartolomeo Scappi, um famoso chef renascentista.

A Mozzarella é um requeijão fresco e macio, feito com leite de vaca. É um queijo excelente utilizado para preparardiversos pratos como a salada Caprese e a famosa Pizza Napoletana. Com um aroma perfumado de leite fresco e um sabor cremoso delicado, é tradicionalmente combinada com vinhos leves e brancos.

Queijo tipo Mozzarela Treccia Vitalatte
Queijo tipo Mozzarela Treccia Vitalatte
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *