Publicado em Deixe um comentário

Queijo tipo Gorgonzola Federicci

Queijo tipo Gorgonzola Federicci

O queijo gorgonzola Federicci é um tipo de queijo italiano feito com leite de vaca pasteurizado. Apresenta uma massa delicada, macia e cremosa, além de um sabor acentuado.

O tempo de maturação do queijo gorgonzola nos permite classificá-lo em dois tipos: gorgonzola doce, que leva entre 30 e 50 dias de maturação e gorgonzola picante com 90 a 110 dias de maturação, aproximadamente. As duas versões do gorgonzola têm algumas características que as diferenciam. Essas diferenças também definem alguns alimentos e vinhos específicos como acompanhamento.

Queijo tipo Gorgonzola Federicci
O sabor do gorgonzola Federicci vem da introdução de um determinado tipo de mofo, Penicillium glaucum, que desenvolve um sabor acentuado e picante quando envelhecido.

O gorgonzola dolce é cremoso, macio com um sabor especial e característico, ideal para comer com pão, saladas, massas e pizza

O gorgonzola picante ou picante apresenta a massa um pouco mais dura, consistente e quebradiça. Seu sabor é mais forte e acentuado devido ao maior tempo de maturação. Pode ser consumido sozinho ou com pão, e fica delicioso se for polvilhado sobre o mel, criando sabores únicos e contrastantes

Com relação aos vinhos que melhor combinam com esse queijo podemos dizer que o gorgonzola picante necessita acompanhamento de um vinho tinto, algo envelhecido e bem estruturado como um Moscatel ou um Marsala, este último ideal para acompanhar as sobremesas. O gorgonzola doce pode ser acompanhado de vinhos tanto vermelhos como brancos. Sugerimos Pinot Blanc, Merlot, Riesling ou Orvieto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *